quarta-feira, 13 de junho de 2012

Mães unidas! A importância do convívio entre mães e gestantes.

“A espécie humana foi desenhada para andar em manadas, em tribos. Nós, mães modernas, precisamos organizar uma tribo que nos apóie e ofereça companhia e compreensão.”
Laura Gutman.


Imagem daqui

Antigamente tanto a gestação quanto o parto eram vistos como eventos naturais e  vivenciados em família, desde pequena a menina acompanhava a mãe, tias, vizinhas, gestarem e parirem seus filhos, geralmente em casa, com a ajuda das tradicionais parteiras. As mulheres cuidavam umas das outras durante esse período e o conhecimento era vivenciado na prática.
Nos dias de hoje a mulher tem que se desdobrar em diversos papéis, carreira, casa, estudos, e conciliar a maternidade a tudo isso não tem sido uma tarefa fácil. Geralmente quando engravida, a maior parte das mulheres do seu convívio não estão passando pelo mesmo momento da vida, e o fato de não ter outras pessoas vivendo experiências parecidas pode trazer sentimentos de solidão e isolamento social. 
Ao mesmo tempo, a gestação e principalmente o parto deixaram de ser eventos familiares e se tornaram cada vez mais eventos médicos. Vivemos uma era de excessiva medicalização, onde o poder e o controle está muito mais na figura do médico do que da mulher.
Como conseqüências dessa desnaturalização da gravidez e do parto podemos citar: o numero absurdo de cesarianas desnecessárias realizadas, as dificuldades na amamentação e na qualidade do vínculo mãe-bebe, a grande incidência de depressão pós parto, entre outros problemas decorrentes da alienação da mulher do todo o processo psíquico e fisiológico da gestação e do parto.
Muitas mães modernas conseguem criar ou encontrar alternativas para essa questão, buscando conviver com outras mães, seja virtualmente, através de redes sociais na internet, listas de discussões e fóruns, seja pessoalmente, organizando grupos, encontros, participando de palestras, aulas e atividades voltadas para gestantes, cursos ou grupos de gestantes e casais. 
Essa interação é bem importante, pois a mulher se sente pertencendo novamente a um grupo, percebe que existem outras que passam por situações parecidas, onde se sentem acolhidas a dividirem seus problemas, suas angústias e suas alegrias.

Algumas sugestões para gestantes e mães de Floripa:

- Grupo Mães de Florianópolis no facebook: grupo virtual que discute temas relacionados a gravidez e maternidade, trocas de experiências, dicas, encontros de mães e bebês, indicação de profissionais e produtos, etc...
http://www.facebook.com/groups/maesdeflorianopolis/

- Cinematerna: sessões de cinema para mães/pais com seus bebês de 0 a 18, seguido de um gostoso bate-papo! http://www.cinematerna.org.br/sessoes/index/cidade:13/

Em breve, nós do Gaia - Maternidade Consciente, estaremos organizando encontros de gestantes e mães com bebês. Acompanhe aqui no blog, e também nosso perfil no facebook, para saber das novidades!

Com amor, equipe Gaia.




Um comentário:

  1. É isso ai. E cada vez mais prezo os encontros reais. Quando meu mais velho nasceu, foi praticamente junto com cinematerna, mas só acompanhei virtualmente, pois pertencia a lista de discussão em sp onde tudo começou, mas moro em Campinas. Estou muito feliz que em breve nasce minha filha e hoje temos cinematerna, grupo de pos-parto, além da rede virtual e de amizades cada vez maior.E vamos construindo melhores condições de gestar,parir e maternar.

    ResponderExcluir